Precificação
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Qual valor cobrar pelo serviço de rastreamento

Todo empreendedor, em algum momento do seu negócio, parou para pensar e responder a pergunta: qual valor cobrar pelo meu serviço? É muito comum darmos uma espiadinha nos preços dos nossos concorrentes para termos idéia de quanto podemos cobrar para realizar determinado serviço.

O objetivo deste artigo é criarmos um critério justo para realizarmos uma prestação de serviços rentável. Para isso veremos alguns conceitos importantes e isto nos ajudará a definirmos uma metodologia para o estabelecimento do preço da nossa prestação de serviço.

Custo direto

O custo direto de uma operação são os itens que incidem diretamente na prestação do serviço. Itens como: rastreador, instalação, insumos (abraçadeiras, fita isolante, conectores e espuma de acabamento).

Custo indireto

O custo indireto é todo custo que não incide diretamente no serviço como: custo administrativo, material de escritório, higiene e limpeza, computadores, luz, água.

Para este item é necessário um bom sistema de gestão para identificar qual o percentual do custo indireto na sua operação. A maneira fácil de incluir esta conta no preço do seu serviço, é encontrar o percentual de participação destes itens dentro da tabela de custos geral da sua empresa.

Custo mensal

O custo mensal da operação são os custos direto para manter a operação de rastreamento. Temos como exemplo: plataforma, sistema administrativo e chip.

Adesão ou taxa de instalação

O valor de adesão é o preço que o cliente pagará para a contratação. O ideal seria que o valor de adesão cubra os gastos de instalação. Na modalidade de comodato, este valor poderá cobrir uma parte do custo deste rastreador.

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Custos de deslocamento

A instalação do veículo em domicílio poderá gerará despesas extras no serviço. Este valor poderá ser cobrado diretamente ou embutido no preço da instalação.

Tempo de contrato

Defina o tempo mínimo de contrato. Este item é importante para garantir a receita necessária para o retorno do investimento inicial realizado.

Garantia

A garantia é um item importante e deve ser considerado no custo. Eventualmente o cliente acionará este item, e se não estiver previsto nas receitas poderá gerar um prejuízo para o seu negócio.

Margem de lucro

Pense que todo negócio é um investimento. E a margem de lucro define o percentual de retorno deste investimento.  

Impostos

Todo prestador de serviço deverá pagar os impostos. Por isso, é muito importante já colocar este item na conta. Verifique com o contador

Comissão de venda

A maioria das empresas estabelece uma comissão de venda para a equipe de vendas. Este valor pode ser sobre a adesão e sobre o valor mensal do serviço.

Forma de pagamento

Algumas modalidades de pagamento como cartão de crédito ou boleto geram custos adicionais na prestação de serviço, desta forma, este item não poderia ficar de fora da conta.

Vimos neste artigo alguns conceitos importantes sobre a formação de preço. Na próxima parte do nosso artigo aplicaremos estes conceitos em um estudo de caso, onde vamos estabelecer o preço para a prestação do serviço.

Se você gostou deste artigo, acompanhe o nosso blog e conheça mais dicas como esta.