Afinal, qual o melhor do broker M2M do mercado? A pergunta no título deste artigo é um pouco provocativa. O objetivo deste artigo não é enumerar o melhores fornecedores do mercado, mas sim, enumerar características de um bom sistema de gerenciamento M2M.
O sistema da operadora deve permitir a consulta dos dados trafegados. Consultar o consumo é importante para que possamos detectar anomalias no rastreador. Alto consumo requer atenção e pode indicar problemas de configuração, má instalação ou problemas na plataforma.
A consulta de conexões é importante. Através dela, é possível consultar onde o rastreador está conectando. Muitas conexões em um mesmo dia indica que o rastreador está passando muito tempo offline ou sintoma de outro problema junto a plataforma, rede ou até mesmo no próprio broker. Através da consulta de conexão é possível detectar a tecnologia (2g, 3g ou 4g) e o IP de conexão. Para chips multi-operadora ter a informação da operadora utilizada para conexão é importante para detecção de problemas.
Um bom sistema deve permitir o reset de linha. Este recurso, em muitos casos, permite o restabelecimento do sinal de algum rastreador que esteja muito tempo sem comunicar com a plataforma de rastreamento. Ter autonomia para realizar esta operação sem a necessidade de acionar o suporte técnico reduz, e muito, o tempo de atendimento em ocorrências por falta de comunicação.
O bloqueio de linha pode ser um recurso necessário para chips que estejam em estoque, evitando assim, a utilização indevida da linha. Algumas empresas de rastreamento têm utilizado este recurso para bloquear clientes inadimplentes.
O suporte técnico é outro item importante para a escolha do fornecedor. É muito importante ter a ajuda de profissionais da área para entender comportamentos e detecção de melhorias relacionadas a conectividade.
Onde a plataforma de rastreamento pode ajudar?
A plataforma de rastreamento é uma das pontas da conectividade. Afinal o gateway da plataforma é responsável por receber as informações enviadas pelo rastreador e armazenar no banco de dados.
O relatório de acompanhamento de sinal da Plataforma Rodar permite o acompanhamento da performance de conexão do rastreador. Através dele, é exibindo informações como tempo e distância que o rastreador funcionou de forma offline. Desta forma, é possível detectar, por exemplo, se a operadora utilizada pelo rastreador é adequada para a região.
Características da ferramenta:
- Indicador de tempo de online e offline
- Distância percorrida offline e online
- Trechos onde o rastreador deslocou online e offline
- Quantidade de posições enviadas de forma offline
A Rekta Soluções está desde 2013 desenvolvendo soluções para o mercado de rastreamento. Nosso objetivo é trazer mais segurança para a sua operação.