Início » Blog » O que é um software ERP

O que é um software ERP

Para que uma empresa alcance os objetivos do seu planejamento estratégico será necessário organização, estabelecimento de marcos ou metas e um rígido acompanhamento para garantir o cumprimento dos objetivos.

Uma das ferramentas que podem auxiliar muito nesta caminhada é a implantação de um sistema ERP.

O objetivo deste artigo é entendermos o que é um sistema ERP e como esta ferramenta vai ajudar no processo produtivo da sua empresa.

O que é um sistema ERP e para que serve?

A sigla ERP vem do acrônimo em inglês Enterprise Resource Planning – Planejador de Recursos Empresariais. É um sistema criado para organizar os dados da empresa e conduzir os seus processos produtivos, comercial e financeiros.

A partir dos dados que são armazenados pelo software, são feitos diversos diagnósticos aprofundados a respeito das medidas que seriam necessárias para aumentar a produtividade e reduzir os gastos.

Graças à praticidade do uso e aos benefícios que o sistema ERP traz para o dia a dia, diversos gestores já estão usando a tecnologia para aumentar a eficiência do próprio negócio.

Com a integração que proporciona, diferentes setores de uma mesma empresa podem se comunicar de forma mais rápida e objetiva.

Sabendo que um dos maiores problemas em empresas é a falta de clareza na comunicação, o software consegue ajudar os gestores na tomada de decisão, contribuindo para o crescimento e a rentabilidade do negócio.

Para qual tipo de empresa o ERP se encaixa?

Um ERP é recomendado para todo tipo de empresa uma vez que organiza os dados, integrando melhor os processos e gerando mais eficiência ao negócio.

Como surgiu o sistema integrado de gestão?

O primeiro sistema ERP nasceu há mais de 100 anos, foi criado por Ford Whitman Harris, o famoso engenheiro americano nascido em 1877. O objetivo inicial era criar uma forma organizada para programar a sua produção.

Esse novo método foi chamado de Material Requirements Planning (Planejamento de Requisitos de Materiais), ou MRP.

Em 1983, os conceitos criados por Ford, foram integrados a um computador para que pudessem ser utilizados de maneira mais rápida. Desta forma, nasceu o MRP II.

O sistema continuou evoluindo ao longo dos anos dando origem aos sistemas integrados que conhecemos hoje.

Como o Sistema ERP funciona na prática?

Os funcionários de uma empresa exercem em seu dia a dia diversas atividades, onde cada indivíduo é responsável por parte de todo o processo, desde a venda até o faturamento.

O sistema ERP surge com o objetivo de organizar as informações em uma única plataforma, unificando as diversas etapas do processo produtivo.

Quais as vantagens de ERP direcionado para o seu negócio?

Apesar do processo produtivo terem muitas similaridades, cada modelo de negócio tem suas particularidades.

Com o passar dos anos, os fornecedores de sistemas entenderam isso e passaram a especializar as suas soluções em nichos específicos, adotando nomenclaturas e atividades específicas do negócio.

Desta forma, um sistema direcionado para o modelo de negócio, específico de cada empresa, torna a operação mais natural, trazendo mais robustez e mais fluidez ao processo produtivo.

Conheça como funciona o nosso ERP voltado para empresas de rastreamento.

Sistema ERP e segurança de dados

Um sistema ERP normalmente é organizado em 3 partes ou o que chamamos na arquitetura de computador- camadas.

A primeira camada é o banco de dados onde são armazenados todos os dados. É muito importante que estes dados estejam protegidos, o acesso a estes dados deve ser restrito a aplicação e aos administradores do banco de dados.

A segunda camada é a camada de aplicação, é a parte do sistema que fará o processamento dos dados, gerando a informação necessária para os processos. Através desta camada os usuários farão a interação com o sistema.

Para a comunicação entre as camadas de aplicação e banco de dados, entra a terceira camada de transporte, responsável por transportar os dados entre o banco de dados a aplicação. É muito importante que os dados trafeguem através de uma conexão segura. Para isso são usadas técnicas de criptografia e autenticação para garantir que somente pessoas autorizadas tenham acesso a estes dados.

Conclusão

É unânime o entendimento que o sucesso de uma organização depende de fatores como organização e acompanhamento dos processos produtivos. Através do controle, da organização e da medição dos resultados, serão detectados de forma mais fácil os pontos de melhoria, que auxiliarão na decisão da melhor estratégia para atingimento das metas definidas no planejamento estratégico.

A Rekta Soluções em Software está há 8 anos desenvolvendo soluções para o mercado de rastreamento. Convidamos você leitor, para conhecer a nossa ferramenta ERP e o quanto podemos contribuir para a sua empresa, na organização do seu processo produtivo e na tomada de decisões estratégicas.