Logo NLT
Início » Blog » Entenda o que é uma MVNO

Entenda o que é uma MVNO

Quando se pensa em operadora de telefonia móvel, normalmente, imagina-se toda uma infraestrutura robusta com torres e antenas espalhadas por toda a cidade, além de toda a parte burocrática relacionada às licenças necessárias para operar. Mas, nem tudo é o que parece.

Entenda o que é uma MVNO e como ela pode nos beneficiar.

Uma MVNO, sigla em inglês para mobile virtual network operator, é uma operadora de rede móvel virtual que, basicamente, compra o direito de utilizar parte da infraestrutura oferecida por uma ou mais operadoras móveis (essas sim, com torres e antenas).

Sendo assim, uma MVNO não precisa se preocupar em fazer investimentos pesados em torres e antenas, como também não conta com espectros de radiofrequência, ficando responsável somente pela comercialização e faturamento do serviço, além do atendimento aos clientes.

 As MVNOs podem operar das seguintes formas:

Com a revenda dos produtos: usam marca própria, mas a infraestrutura e operação é da operadora detentora da rede.

Com a oferta de serviços próprios, como aplicativos, que utilizam tanto da estrutura quanto da tarifação da operadora parceira; Com o uso da rede terceira, mas responsável por todas as etapas do negócio, incluindo precificação e cobrança.

Benefício para o usuário

Ao comprar, no atacado, grande quantidade de minutos e dados, por exemplo, uma MVNO pode praticar preços competitivos em relação às grandes operadoras móveis.

Outra vantagem é que, ao atender um número significativo menor de usuários, ela pode comercializar planos mais adequados à suas necessidades, além de oferecer um melhor atendimento, que é uma das principais reclamações por parte dos usuários das grandes operadoras.

É importante ressaltar que um bom MVNO:

  • Tem foco em um nicho que ainda não é atingida satisfatoriamente pelas grandes marcas;
  • Oferece valor único para um segmento específico;
  • Garante menor custo de aquisição do produto;
  • Amplia o acesso aos serviços.

MVNO no Brasil

As operadoras de MVNO começaram a chegar ao Brasil em 2011. Apesar do tempo, demoraram para se consolidar e ainda há quem desconheça ou desconfie desse modelo de negócios. As operadoras virtuais usam as redes tradicionais para oferecer serviços com algum diferencial e atrair um público específico, com comunicação diferenciada.

Há muitas operadoras de rede móvel virtual, mas muitos clientes não sabem distingui-las das operadoras “tradicionais”. A maior delas em operação é a Correios Celular, que pertence aos Correios e utiliza a infraestrutura da TIM.

Uma outra MVNO a operar no país é a NLT Telecom.  A NLT, operadora móvel virtual autorizada pela ANATEL (full MVNO), utiliza uma moderna e flexível topologia de conectividade com a infraestrutura de redes de acesso da Vivo e da American Tower, em conectividade híbrida GSM/celular e LoRaWAN, o que permite a oferta de soluções personalizadas e aderente às diversas necessidades do mercado, em qualquer lugar do Brasil.

Gostaria de adquirir chips NLT? Clique aqui

Conclusão

Além de ampliar a oferta de planos cada vez mais dentro das necessidades dos usuários e com preços, normalmente, competitivos, as MVNOs tendem a oferecer um melhor atendimento aos clientes.

Todavia, é bom ficar atento às características dos planos antes de contratar o serviço de uma operadora virtual, principalmente em possíveis limitações, para não ficar insatisfeito depois.

Conheça também a nossa plataforma. O Rodar tem ajudado centenas de empresas a melhorar a sua gestão de frotas. Rico em ferramentas, como: controle de jornada, telemetria CAN, controle de temperatura e muito mais. Clique e saiba mais.