Checklist de instalação
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A importância do checklist para o mercado de rastreamento veicular

O checklist é uma ferramenta amplamente conhecida e consolidada. Ele é utilizado para acompanhar e documentar o passo a passo de um trabalho ou projeto. Os modelos de checklist podem ser usados por diferentes segmentos e finalidades, como:

  • Auxiliar equipes externas com procedimentos e orientações;
  • Verificar conformidades e não conformidades durante inspeções e manutenções;
  • Comprovar serviços com dados e fotos;
  • Coletar informações para futuras análises e planos de ação.

Importância

A falibilidade humana. Há aquelas pessoas que conseguem guardar diversas informações em sua memória, mas como todos sabem nem todos possuem está habilidade.

A Lista de Verificação serve como um suporte importantíssimo diante da falibilidade da nossa memória em decorrência das tarefas operacionais. O Checklist pode auxiliar sua equipe de trabalho na execução das tarefas certas da maneira certa. Retrabalhos e erros evitados alavancam a produtividade de sua equipe e aumentam a otimização dos processos de sua organização.

Como fazer um checklist para rastreamento

Pense no que pode dar problema no veículo e principalmente nas possíveis reclamações do cliente após a instalação. Exemplo: painel quebrado, mancha de graxa, itens que deixaram de funcionar após instalação (luzes, buzina, rádio, tacógrafo, painel, ar condicionado).

Relacione em uma folha de papel todos os itens que devem ser verificados, antes e depois da instalação do rastreador.

É muito importante que o cliente acompanhe o processo de checagem, principalmente antes da instalação. Mostre para o cliente o que tem de errado antes de começar o serviço.

Ao final da instalação, faça novamente o checklist com acompanhamento do cliente. Mostre para o cliente que após a instalação, que todos os itens estão exatamente na mesma situação anterior.

Obtenha o comprometimento do cliente coletando a assinatura dele após o serviço.

Por fim, registre tudo com fotos e armazene para que você tenha todo o processo documentado em uma eventual reclamatória.

Estas são dicas importantes. Lembre-se que o principal objetivo é o foco no cliente. Manter a qualidade e prestar um bom serviço é a garantia do sucesso de um negócio.

Sistema de Gestão

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