Logo OI
Início » Blog » Oi: Decisão do Cade pode provocar falência da empresa

Oi: Decisão do Cade pode provocar falência da empresa

A aquisição da empresa Oi pelas empresas de telefonia Vivo, Claro e Tim pode estar por fim caso o Cade dê seu parecer não-favorável a venda. Esta decisão, poderá afetar milhões de usuários do sistema, inclusive empresas que prestam o serviço de rastreamento veicular.

A Oi é a quarta colocada no marketing share de telefonia móvel. São cerca de 40 milhões de acessos, 16,4% do mercado e cobertura de 76% para acessos 2G em domicílios do território nacional.

Histórico

Com dividas superiores a R$ 65 bilhões a empresa Oi entrou em processo de recuperação judicial em 2016. Desde então a empresa aprovou um novo plano de negócios para 20 anos para pagamento dos credores, anunciando a venda das operações de banda larga e telefonia móvel.

Em 2020 a empresa leiloou a sua operação de telefonia móvel, sendo adquirida pelas empresas Tim, Claro e Oi. Tal ação é justificada             porque elas provavelmente não querem um novo player, garantindo assim a hegemonia no mercado interno.

Conheça nossas soluções
Conheça nossas soluções para rastreamento veicular

A ação foi analisada pelo Cade em novembro de 2021 o qual deu parecer favorável a ação, impondo algumas condicionantes. A recomendação sugeria algumas medidas no compartilhamento das redes, aluguel de espectro de radiofrequência, contratos de roaming, oferta de pacotes de voz e dados.

A Anatel deu ok na semana passada para a conclusão de contrato, definindo também algumas recomendações para o caso.

Decisão final

A decisão final do Cade foi pautada para dia 9 de fevereiro e poderá impor novas sanções, desta forma, inviabilizando a compra decretando o fim das operações da empresa.

As notícias não são muitos boas, afinal isto afeta diretamente o mercado de rastreamento veicular. Os usuários dos chips Oi, Algar e Arquia multi-operadora serão diretamente afetados. Aguardaremos as cenas dos próximos capítulos.